Você ainda não adicionou produtos.
Acesse sua conta ou cadastre-se.

Glossário - Definição Termos Literários

GLOSSÁRIO - Definição Literária de TERMOS Usados nos TEXTOS

 

GLOSSÁRIO é a definição "Gramatical, Literária ou Científica" de alguns dos TERMOS usados em nossos textos. Normalmente são termos não usuais no dia-a-dia e, portanto, não são de domínio público.
 
Nosso interesse é que os Leitores e Visitantes do nosso site entendam plenamente o teor e o significado de cada palavra, para terem o melhor proveito da leitura e que o conteúdo se traduza em melhoria da saúde e da qualidade de vida de cada leitor.
 
 
ACROMEGALIA – Distúrbio ou Doença Metabólica Crônica caracterizada pelo "Aumento Gradual, Notável e Anormal de Tecidos e Ossos", incluindo-se os ossos da Face, o Maxilar, o Crânio, as Mãos e os Pés. Causada pela secreção excessiva do Hormônio do Crescimento – HGH(Hormone Growth), quase sempre decorrente de um "Tumor Benigno na Glândula Pituitária". Esta doença crônica é mais evidente na mandíbula, nas mãos e nos pés, podendo também ter origem em um "Tumor na Glândula Hipófise".

ADENÓIDE – Conhecida popularmente como Carne Esponjosa nas Narinas é uma massa de tecido linfóide que ocupa o teto da Nasofaringe. Juntamente com as "Amígdalas Palatinas", compõe o "Anel Linfático de Waldeyer". Sua função primordial é estimular a resposta imune a vários antígenos ingeridos. Neste tecido são encontrados Linfócitos T e B (células de defesa), que atuam na defesa humoral (anticorpos) e celular do organismo. No entanto, algumas vezes, a própria Adenóide pode ser infectada por estes agentes. O tecido linfóide do "Anel Linfático de Waldeyer" pode se encontrar aumentado principalmente por volta dos 5 a 7 anos de idade. Assim, o aumento da Adenóide 'é uma causa frequente de "Obstrução Nasal e Respiração Bucal Crônica", podendo ainda contribuir na piora dos Roncos Noturnos. Pode ocorrer ainda episódio de Otite Média (dor de ouvido) por obstrução da tuba auditiva, localizada ao lado da Adenóide. A Adenóide normalmente regride durante a infância, sendo raramente observada em adultos. Poderá haver indicação de Adenoidectomia (cirurgia para a retirada das Adenóides) em casos de Obstrução Nasal causada por aumento da Adenóide, Respiração Bucal CrônicaRoncos NoturnosDificuldade de Deglutição e Alterações no Desenvolvimento da Fala sem outras causas atribuíveis. Há também indicações cirúrgicas por motivos de infecções recorrentes da Adenóide (adenoidite) ou Otites Médias recorrentes. A remoção cirúrgica é curativa para a Hipertrofia de Adenóide, porém, não evita todos os episódios futuros de Infecções Virais(Resfriados e Gripes). A recuperação pós-operatória demora de um a dois dias, podendo ocorrer neste período uma discreta dor de garganta e secreção nasal pouco avermelhada. A Adenoidectomia quase sempre pode ser evitada quando são tomados os Cuidados Preventivos necessários.

ATM – DTM ou TMJ significa Articulação Temporo Mandibular, atualmente substituída pelo termo "Algia por Tensão Muscular", também chamado deDTM – Distúrbio Temporo Mandibular ou TMJ – Termo em inglês que significa Temporo Mandibular Joint Disorders e refere-se a uma série de fatores que comprometem essa articulação. Manifesta-se principalmente com dor, que pode irradiar para a Cabeça e os Braços, causar estalos ou crepitações, dificuldades de abrir ou fechar a boca, mordidas internas das bochechas e da língua, além de causar Distúrbios Respiratórios, como Ronco, Apnéia do Sono e/ou Bruxismo.

BACIA PÉLVICAUterinas e o Útero. Para acomodar um feto no final da gestação, a "Pelve Feminina" é mais larga do que nos homens, uma característica útil para a determinação do sexo em ossadas e fósseis humanos.
 
BIPAP – é a sigla do termo em inglês de Bi Level Positive Airway Pressure (Dois Níveis de Pressão Positiva nas Vias Aéreas). É um Aparelho Eletrônico que pode ser usado no tratamento da Apnéia Obstrutiva do Sono – AOS.
 
CPAP – é a sigla do termo em inglês de Continuous Positive Airway Pressure (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas). É um "Aparelho Eletrônico" que pode ser usado no tratamento da Apnéia Obstrutiva do Sono – AOS.
 
DISÚRIA – Emissão difícil ou dolorosa de urina. Dificuldade de urinar, acompanhada de dores. Embora a necessidade seja freqüente e quase que ininterrupta, o doente só consegue expelir algumas gotas (polaquiúria). Suas causas são várias: Inflamação da Bexiga (Cistite), Cálculos na Uretra e na Bexiga, Inflamação do Orifício Prepucial(Fimose), etc. Nas pessoas idosas, a "Disúria Noturna" é sinal de problemas na Próstata. Mais raramente a Disúria é consequência deDoença Nervosa da Medula Espinhal. Compressas quentes, regime alimentar leve, sem substâncias irritantes como: GengibreMostardaPimenta, etc., e banhos mornos produzem efeitos satisfatórios. Com a ingestão de grande volume de líquidos após realizada cultura e antibiograma urinário, efetua-se o tratamento.

MACROGLOSSIA – é o crescimento e aumento anormal do volume da Língua, fazendo com que ela alcance um tamanho maior do que a cavidade bucal permite, trazendo prejuízos à função da Fonação, da Respiração, da Sucção e/ou da Deglutição. A causa da Macroglossia pode ser congênita, primária ou secundária. Uma verdadeira hipertrofia é rara, sendo a principal causa da Macroglossia a presença de um Tumor Benigno Congênito (Linfangioma é o mais frequente). A Macroglossia verdadeira é um sintoma de comum ocorrência no Cretinismo e no Mongolismo. Em geral é de ocorrência congênita, descoberta logo após o nascimento ou sendo suspeitada ao longo do desenvolvimento da criança após eventos inflamatórios devido a lesões (associadas ao surgimento dos Dentes). Geralmente esta Patologia é causa de Roncos e/ou Apnéia do Sono, em qualquer idade.
 
MICROGNATIA – Também conhecida por Micrognatismo é uma condição em que a "Mandíbula" está subdimensionada. É também por vezes chamada de Hipoplasia Mandibular. É comum em crianças, mas normalmente é auto-corrigida durante o crescimento, devido ao aumento do tamanho das mandíbulas. Pode ainda ter como causa o Alinhamento Anormal dos Dentes e em casos graves pode dificultar a alimentação. Esta é uma condição em que o paciente pode vir a sofrer de Ronco e/ou Apnéia do Sono, principalmente se esta disfunção for diagnosticada tardiamente, caso em que poderá se tornar necessária uma intervenção cirúrgica.

ORTOPNÉIA – é a Dificuldade Respiratória (dispnéia) que ocorre quando a pessoa está deitada, fazendo com que ela tenha que ficar elevada na cama, para dormir (usando vários travesseiros) ou sentada em uma cadeira. A Ortopnéia é um Sintoma de Falência Cardíaca. Também pode ocorrer em pessoas com Asmaou Bronquite Crônica, e com pessoas que sofrem de Apnéia do Sono ou Distúrbio do Pânico. Essa condição geralmente ocorre devido a uma falência do Ventrículo Esquerdo e/ou de um Edema Pulmonar. Também é associada com a Doença Hepática PolicísticaNa base deste sintoma está a Falência do Coração enquanto bomba, o qual é incapaz de manter um "Volume de Ejeção Sistólico" adequado. Desta forma, o fluido acumula-se nas "Câmaras Esquerdas do Coração", aumentando a pressão existente nestas "Câmaras", a qual se transmite retrogradamente para a Micro Circulação Pulmonar. Aí, o excesso de pressão causa o exsudamento de líquido para os Alvéolos, diminuindo a superfície de troca gasosa e em consequência provocando a Dispnéia. Este mecanismo também permite explicar os Derrames Pleurais (dos Pulmões) usualmente observados na Insuficiência Cardíaca.
 
 
RETROGNATIA – ou Retrognatismo mandibular é uma Patologia Oral (buco facial) de má oclusão maxilar causada pela posição mais posterior da mandíbula inferior. Pode causar: Problemas MastigatóriosDores Mio faciais e Disfunção das ATMs (Articulações Temporo Mandibulares ou Algias por Tensões Musculares), Distúrbios do Sono, como; Apnéia do Sono e Ronco. É uma anomalia ou anormalidade da mandíbula inferior que fica fletida para trás, não articulando com a superior, no plano frontal da testa. O Retrognatismo pode ser corrigido com tratamento ortodôntico de alinhamento e nivelamento, seguido por cirurgia de avanço mandibular, Mentoplastia (cirurgia plástica do Queixo) e correção da posição do maxilar superior. – Veja Também ATM.
 
 
Sérgio Schneider

CRT: 42.237

Terapeuta do Sono
Fitoterapeuta e Ortomolecular
Pós-Graduado em Fitoterapia Clínica
Especialista em Incontinência e Prostatite

 

Ronco e Apnéia do Sono!  Adquira agora o seu em nossa loja online e receba rapidamente!